domingo, 14 de outubro de 2012

O que é Astronomia?


                           Quem nunca se perguntou como foram construídas as pirâmides do Egito? Ou quem poderia ter disposto as pedras megalíticas de Stone Henge em forma de círculo? Ou ainda como os Incas construíram Machu Pichu em cima de uma montanha altíssima onde se encontram todos os tipos de dificuldades imagináveis, por começar pela água! Porém, mais interessante de saber como, talvez seja saber o porquê.
                Grande parte dessas estruturas megalíticas e misteriosas tem alinhamento com os pontos cardeais como em Machu Pichu e a Esfinge no Egito, ou reproduzem o formato das constelações celestes na Terra como no planalto de Gizé ou ainda especificamente feitas para coincidirem com solstícios e equinócios com em Stone Henge. Curioso não? Este fato conduziu, inclusive, a criação de uma ciência específica chamada Arqueoastronomia que basicamente busca entender em que posição estava a Terra para que as construções (que hoje se encontram desalinhadas com os pontos cardeais) fiquem o mais perfeitamente alinhadas, permitindo aos astrônomos estimar uma data provável (sempre múltipla de aproximadamente 25.700 anos) de construção desses monumentos.
                O mais curioso nessa história é constatar um avançado conhecimento em Astronomia aliado a um conhecimento antiquíssimo que hoje conhecemos pelo nome genérico de Astrologia. Sejam quais povos na Terra forem, em qualquer época todos eles buscam responder questões epistemológicas (e até existenciais, para não dizer filosóficas mesmo) básicas: Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? É justamente nesse ponto que surge essa magna ciência chamada, atualmente, de Astrologia.
                Para que fique bem claro: Astrologia, em sua origem, é a ciência que busca entender os porquês por trás do Universo enquanto que a Astronomia busca a compreensão dos "comos", ou seja, busca entender o funcionamento mecânico dos Astros e até do Universo. Para entender melhor isso imagine esse exemplo:
                Imagine que somos exploradores desbravando uma região montanhosa a meses sem achar nada interessante, até que nos deparamos com essa imagem


                Qual seria primeira coisa que viria na nossa cabeça?  Provavelmente um espantado: "O que é isso?!" E para responder essa pergunta nos aproximaríamos da construção e constataríamos que se trata de uma construção humana e logo vem a pergunta: "Por que alguém iria construir uma coisa dessas em um lugar tão ermo?" e para responder essa pergunta procuraríamos descobrir "Como" essa cidade foi construída  Se tem altos muros e armamento quebrado por todos os lados, ossadas e coisas do tipo iríamos responder: "Ah! Eles construíram uma cidade tão alta com propósitos militares". No entanto se, ao invés disso, encontrarmos templos, símbolos, fontes de água, etc, responderíamos que se tratava de um santuário. Quando nos deparamos com o desconhecido obedecemos mais ou menos esse roteiro: "O que é? Por que? Como?". E quando essas questões forem minimamente respondidas nos levariam a uma fatídica pergunta: Quem está por trás disso?
                É esse o objetivo original da Astrologia, levar a cada homem e a cada mulher a se perguntar de forma séria e interessada quem ou o que está por trás da construção de algo tão belo e misterioso como é nosso enorme Universo. E, para isso, a Astrologia contava com o apoio técnico da Astronomia. Uma não pode ser concebida sem a outra, imagine saber o porque Machu Pichu foi construída mas não saber como foi construída? Ia parecer uma dessas artes modernas abstratas que nos falam o porque o autor fez tal coisa mas quando olhamos a obra e ficamos assim... insatisfeitos. Os comos são tão importante quantos os porquês, não basta uma boa intensão em nossa ação se não também é importante o modo como fazemos.
                Essas e muitas outras reflexões e pesquisas são desenvolvidas e incentivadas por Nova Acrópole, para conhecer mais acesse: http://www.acropole.org.br/ e procure uma sede mais próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário